Sentimentos como medo, raiva, ansiedade e frustração são comuns ao longo da vida. E a capacidade de lidar com as emoções não é tarefa simples, principalmente para crianças e adolescentes que passam por diversas situações desafiadoras dentro e fora do ambiente escolar.
De acordo com especialistas da área, a inteligência emocional é uma capacidade que pode ser desenvolvida com a vivência e estimulada desde a primeira infância pela família e escola. Assim como é possível aprender conteúdos de matemática, física e português, as características e habilidades emocionais também podem ser desenvolvidas.
E os benefícios de trabalhar a inteligência emocional na escola são inúmeros: crianças que conseguem regular as suas emoções tendem a prestar mais atenção, colocar mais esforço nas tarefas diárias, além de conseguirem mediar conflitos. Isso irá contribuir com uma formação de pessoas com mais autonomia, emocionalmente estáveis e flexíveis diante das frustrações.
Vamos trazer neste artigo informações sobre a importância da inteligência emocional e do desenvolvimento de competências socioemocionais na educação. Se você tem interesse em saber mais sobre esse tema, não deixe de conferir!
O que é inteligência emocional?
Em 1986, o psicólogo americano Daniel Goleman publicou um livro intitulado “Inteligência Emocional”, definindo o termo como:
a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
Segundo Goleman, a inteligência emocional pode ser dividida em cinco pilares:
- Autoconsciência: é quando a pessoa sabe exatamente o que está sentindo, assim como entende que o seu humor pode afetar as outras pessoas.
- Autorregulação: é sobre ter o controle de suas emoções, conseguindo levar em conta decisões importantes. Dessa forma, a pessoa não age por impulso, passando a considerar todas as possíveis consequências.
- Motivação: mesmo diante de pensamentos negativos, ou sem nenhum incentivo, e com outras pessoas não acreditando no seu próprio potencial, ainda assim conseguir encontrar motivação para realizar seus objetivos.
- Empatia: é quando a pessoa consegue colocar-se no lugar do outro em relação aos sentimentos dele.